sábado, 30 de maio de 2009

Acrópole de Atenas

A Acrópole de Atenas é a mais famosa acrópole da Grécia.Acrópole significa cidades altas.Construídas no ponto mais alto da cidade primeiramente serviam de proteção contra invasores e geralmente eram cercadas de muralhas.Depois de um certo tempo passaram a ser sedes administrativas civis ou religiosas.A Acrópole de Atenas foi construída no século 450 a.C na administração de Péricles,foi dedicada a Atena,deusa da cidade.
A maior parte da Acrópole hoje está em ruínas e um dos motivos é a chuva ácida que cai sobre a cidade.
O Propileu,o portal para a parte sagrada da Acrópole,o Partenon,templo principal,o Erecteion,templo dos deuses do campo e o Templo de Athena Niké simbolo da harmonia da cidade de Atenas ainda estão de pé e hoje os atenienses tem um cuidado redobrado com turistas e o tempo de permanência nos locais para maior preservação.
O Parténon consagra culto à Deusa Atena, protectora da Cidade-Estado de Atenas. Foi construído pelos arquitectos Iktinos e Kallikrates, sob a supervisão do escultor ateniense Fídias. Também existiam duas estátuas colossais da Deusa Atena, esculpidas por Fídias. Uma destas estátuas encontrava-se no interior do Templo do Parténon. Era esculpida em ouro e marfim e tinha uma altura de 9 metros. A outra estátua colossal, esculpida em bronze, encontrava-se no exterior.
Quase todos os monumentos sobreviveram 20 séculos a incêndios,invasões,guerras e conquistas mas não ao vandalismo de Lord Elgin,embaixador britânico em Constantinopla com esta condição ele obteve um documento do sultão autorizando a remoção de algumas peças da acrópole,então ele removeu estátuas do lugar,objetos,colunas.
Elgin confiscou um total de 253 estátuas completas, partes de monumentos, secções de colunas, relevos de mármore, vasos e muitos outros objectos valiosos. As caixas de madeira foram colocadas no seu barco, que navegou rumo à Grã-Bretanha, em Dezembro de 1801. Pouco depois de ter levantado âncora, o navio naufragou e todas as caixas de transporte foram para o fundo do mar. Elgin não se deu por vencido,voltou uma segunda vez,fez um novo saque e encheu 200 caixas de madeira com o roubo.
Em 1806 ele voltou a Grécia e conseguiu retirar as caixas do fundo do mar levando tudo para a Grã-Bretanha.Por mais incrível que isto possa parecer ele ainda voltou a Grécia uma terceira vez para mais uma vez saquear.Ao longo de dez anos ele fez tudo isto e vendeu ao museu britânico tudo por uma boa quantia mas o pior disto tudo é que a Grécia até hoje está tentando recuperar suas peças e as peças continuam expostas no museu.

2 comentários:

  1. ainda conhecerei, lugar lindooo!

    ResponderExcluir
  2. ih amiga o relax, é em outro setor, pq prova tenho uma amanhã!hehehe, bjs

    ResponderExcluir