terça-feira, 26 de maio de 2009

Cimento Portland

O Cimento Portland é um aglomerante hidráulico obtido pela pulerização do clínquer(mistura adequada de calcário,argila,minério de ferro e gesso).
É um pó fino acinzentado constituído,essencialmente,de silicatos e aluminatos hidraúlicos de cálcio,com certa proporção de sulfato de cálcio natural,contendo eventualmente,adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
Constituintes
Os componentes principais são:Cal(CaO);sílica(SiO2);alumina(Al2O3);óxido de ferro(Fe2O3);magnésia(MgO);óxido de titânio(TiO2);álcalis:óxido de sódio(Na2O),óxido de potássio(K2O);anidro sulfúrico(SO3).
Histórico
Cerca de 4500 anos surgia o cimento portland.Os egípcios já usavam em seus monumentos.Os gregos e romanos tem obras como o Panteão,Coliseu,Basílica de Constantino feitas com este material.
O cimento recebe este nome por apresentar cor,propriedades de durabilidade e solidez semelhantes ás das rochas da ilha britânica de Portland.
Histórico Brasil
1888-Primeira iniciativa de produção de cimento;
1892-2º Fábrica funcionou 3 meses;
1912-3º Fábrica funcionou 12 anos;
1926-1º Produção efetiva de cimento brasileiro-Cia.Brasileira de Cimento Portland Perus.
De acordo com os dados fornecidos pela ABCP em 2000 temos 62 fábricas de cimento Portland sendo 50 fábricas e 12 moagens.
Propriedades Físicas do Cimento Portland
Densidade;finura;tempo de pega;consistência;resistência mecânica;exsudação;retração.
Propriedades Químicas do Cimento Portland
Estabilidade;calor de hidratação;resistência aos agentes agressivos;reação álcali-agregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário