domingo, 7 de junho de 2009

LADRILHO HIDRAÚLICO

Você com certeza já viu mas não sabe que o nome é esse.Na minha casa tem um corredor e uma pequena sala com ele e na sua deve ter ou você conhece alguém que tenha.
Sua origem é bizantina,foi difundido na França, Itália, Espanha e Bélgica com o surgimento do cimento Portland, em 1824, quando passou a ser usado para decorar as mansões da nobreza.
Os palácios europeus estavam repletos deles,o ladrilho hidráulico foi moda por aqui na época da imigração italiana nos anos 20.
Atualmente ele está sendo muito usado pois a moda em decoração resgata e valoriza o retrô.Ele não é um piso barato mas compensa porque qualquer piso hoje em dia dura dependendo do PEI no máximo 10 anos se tiver cuidado,alguns já começam a ralar e quebrar bem mais cedo,o ladrilho dura o dobro ou até mais se tiver cuidado.Para limpeza um detergente neutro e uma encerada a cada final de mês e claro a cada 15 dias lavar com sabão em pó,eu sempre faço isto e da minha casa está ótimo.
Os ladrilhos hidráulicos podem ser assentados com argamassa ,( uso interno ou externo),e com uma desempenadeira dentada- caso queira optar por argamassa branca , pode-se fazer se as peças a serem assentadas forem de cores claras (bege, branco, craft claro).
Por serem peças artesanais, (prensadas manualmente), é normal que ocorram alterações mínimas, (até 1mm), de espessura entre as mesmas.A média de preços do ladrilho hidráulico é de 25 reais o m2 dos modelos mais simples, cerca de 50 reais o m2 dos lisos e de 60 a 180 reais o m2 dos decorados. O alto custo tem explicação: quanto mais elaborado, maior o tempo para ser produzido. Um ladrilheiro experiente faz no máximo 15 unidades por dia, com desenhos e cores mais elaborados. Por isso, as encomendas levam de 20 a 40 dias para ficar prontas. O custo da instalação, sai de 25 a 30 reais o m2, sendo que um bom instalador chega a assentar 30 a 40 m2 de ladrilhos por dia, no caso de paginações simples.
Nunca esqueça que ele é feito artesanalmente e qualidade não tem preço.

3 comentários:

  1. são muito lindos, lembra muito casa de avó, bisavó, adorooo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho um blog sobre ladrilho hidráulico.
    Tem coisas lindas lá, se puder dê uma olhada.
    www.ladrilhosartesanais.blogspot.com

    ResponderExcluir