sábado, 21 de agosto de 2010

Marketing

Você sabe o que é marketing?
Diante de tantos achismos vamos direto ao ponto da questão:de acordo com Philip Kotler é o processo de planejamento e execução desde a concepção de ideias,bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de pessoas e organizações.
O problema é:tem empresas que nascem,crescem e morrem...porque não seguem este conceito.Por acharem que sabem o que é marketing muitos empresários vão a falência antes do primeiro ano.
Não fazer um planejamento,não promover uma empresa,não dar aos funcionários condiçoes de trabalho para divulgar a empresa é caminho certo para o fracasso.
Já vi em Teresina muitas empresas fecharem em pouco tempo devido a falta de organização ou completo desconhecimento de marketing.
Outro dia visitei um cliente que recentemente abriu uma loja,a loja bem localizada mas sem cliente algum,parecia uma filial de uma cidade fantasma,ofereci a publicidade na revista e ela falou o seguinte:achei muito interessante a revista mas ainda não é o momento.Diante disto falei que o momento era aquele e que ela não podia deixar passar,mas infelizmente ela não acredita em marketing...
Sinceramente tem pessoas que não mudam a opinião a menos que o fracasso bata a sua porta.
Vou dar outro exemplo:tempinho atrás eu fui a uma loja de lingerie e queria comprar uma camisola para dar de presente para uma amiga que ia casar.A vendedora falou:só vendemos a partir de R$1200,00 e para revenda.
Olhei para a loja imensa e pensei:como eles vão se manter se vendem apenas uma quantia destas para a revenda?e as pessoas que podem comprar e querem comprar em menor quantidade?
Depois de 3 meses a loja fechou...
Alguma dúvida de que é preciso fazer marketing?

2 comentários:

  1. é realmente algumas pessoas ainda não abriram os olhos para o poder do marketing....
    Mesmo aqui em SP existem pessoas que não querem dar o braço a torcer.
    é tão simples... é só a pessoa se perguntar..
    Como as pessoas vão se locomover até o meu comércio e fazer compras, se elas não sabem que eu existo ?


    Um abraço Alex

    ResponderExcluir
  2. Oi Alex
    Obrigada pelo comentário.Adorei seu comentário e a sua pergunta questionadora,espero que o post sirva para reflexão de muitos,vamos torcer né?
    Abraço.

    ResponderExcluir