terça-feira, 23 de novembro de 2010

PASSO A PASSO PARA QUEM DESEJA PUBLICAR UM LIVRO

Oi amigos!
Recebo sempre e-mails com dúvidas de amigos querendo saber como publicar um livro.Peguei várias dúvidas,selecionei as mais frequentes e coloquei todas aqui para ajudar quem quer publicar seu livro.
1-Assim que terminar seu livro,vá até o site da Biblioteca Nacional,registre sua obra,voce tera que imprimir uma guia chamada GRU pagar uma taxa,depois disto voce tera que seguir passo a passo antes de enviar sua obra,verifique com atenção tudo que eles pedem e não esqueça de rubricar todas as páginas.
2-Após isto voce vai enviar o seu livro para BN e esperar o registro,leva em média uns 2 meses.
3-Com a chegada do ISBN,seu livro já está registrado!
4-Agora começa a peregrinação para publicação! Voce seleciona algumas editoras que tem a ver com o seu gênero.Muito cuidado quanto a isto pois se voce escreve poesia e lá no site da editora tem que não vendem nada neste estilo não perca seu tempo enviando!
5-Nunca esqueça antes de enviar para a editora se está formatado de acordo com o que eles querem.As vezes ele querem a letra em Verbana,outras em Times e por aí vai.
6-Tire várias cópias e envie para várias editoras.As editoras demoram em média 4 a 5 meses para dar uma resposta.
7-Se a resposta for negativa não desanime até a escritora de Harry Potter teve muitas respostas negativas e nem isto a fez desistir!
8-Caso queira e acredite em uma produção independente contrate uma editora de pequena tiragem mas alguns cuidados que voce deve tomar:
* Verifique se a editora no contrato cita que faz diagramação,capa e revisão,tem algumas espertas que não fazem nada disto e cobram um absurdo.
*Verifique a porcentagem que vão pagar pelos direitos autorais,em algumas pagam 10% outras 20% ,30%.
*As que pagam 10% são geralmente as mais famosas,voce deve achar pouquissimo mas voce nao vai arcar com nenhuma despesa,vai ter divulgação e venda por conta deles e a cada 3 meses o dinheiro estará na sua conta.
9-As editoras que fazem pequenas tiragens divulgam e vendem seu livro através do site,twitter,facebook,blog.
10-Nunca compre livros em excesso para o lançamento! Se voce convidar 200 pessoas compre 100 porque isto não significa dizer que todos vão comprar,é melhor faltar do que sobrar visto que o investimento que fazemos é alto!
11-Divulgue muito antes do lançamento em sites de relacionamento,sites de notícias,amigos,lugares que frequenta,assim quando for fazer o lançamento todos ja estarão ansiosos para ler e o sucesso será maior.
12-A capa conta e muito !As orelhas e a quarta capa também!Portanto se a editora não fizer uma capa legal,quiser que voce escolha uma pronta,providencie uma do jeito que achar melhor afinal o livro é seu e voce sabe se vai agradar os leitores!
13-Verifique sempre se a editora tem algum processo judicial antes de assinar o contrato.
14-O contrato geralmente é de um ano, jamais renove se não cumpriram prazos,se fizeram algo para chatear voce ou que voce nao gostou em relação ao livro.
Espero que estas dicas ajudem aos meus amigos escritores que desejam publicar um livro.
Bjs.
Lília Amorim

14 comentários:

  1. Muito boa suas informações, para os futuros escritores que despontam todos os dias.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Dicas de campeã,
    assim vc vai longe moça,
    sucesso a vista,
    abçs Marivan

    ResponderExcluir
  3. Muito legal... muito mesmo! Parabéns!!!
    www.blogdanich.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Parabéns pelo post e pelo seu blog!
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Olá Lília querida!
    Adorei as suas dicas e já estou favoritando aqui! É sempre muito bom obter informações com quem tem experiência e nos passa credibilidade. No caso, senti muita segurança em suas informações.
    Parabéns!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito, tirou varias duvidas, valeu.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado por ter me enviado o link. As dicas que você deu são muito valiosas. Um dia seremos colegas de profissão.

    Abraços.

    Thiago.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela postagem.
    Muito valiosa.
    Abs
    Das

    ResponderExcluir
  9. Estou finalizando uma obra e preciso de ajudar para saber como transformar em livro. Preciso de uma editora e grafica. Preciso de um passo a passo, sou iniciante e sei que devo registrar na BN, adquirir o IBNS... Pode me ajudar? Grato.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seus esclarecimentos além de orientar demonstra a grandeza do ser humano que é. sei que nós ser humanos por mais bem intencionados não conseguimos traduzir nossos sentimentos e conseitos que traduzimos em conhecimentos pois cada um tem seu próprio tradutor dentro de sí. Mas saiba que vc mostrou uma luz no tunel de uma aspiração.o pulo do gato cada um dê o seu. Obrigaddduuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  11. adorei Lilian suas dicas foram fundamentais agora sim vou cair dentro rsrsrsr obrigado

    ResponderExcluir
  12. Muito claras as suas dicas.Obrigada e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma unica pergunta : o escritor tem que ser maior de idade para que o seu livro seja publicado ou editado?

    ResponderExcluir