quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Voce sabe a diferença entre editoras e prestadoras de serviços?

O mercado editorial mudou e muito!
Olhando o blog http://www.escrevaseulivro.com.br/ vi vários posts interessantes para quem é escritor e deseja publicar seu livro.
O mercado de prestadora de serviços existe porque existe consumidores e as armadilhas não são poucas.
O que faz uma editora?
Avalia seu livro em um período de no máximo 5 meses,depois manda uma resposta negativa ou positiva,faz todo o processo de diagramação,revisão,capa,e o mais importante vai divulgar seu livro,este interesse é bem claro:ela vive disto,vai estar empenhada para que seu livro seja um sucesso.
Voce não vai pagar nada,terá 10% de direitos autorais,acha pouco?saiba que não é diante do trabalho que eles vao ter para fazer tudo e lançar seu livro.
Eles vão fazer um cocktail de lançamento do seu livro.
Para marinheiro de primeira viagem é um privilégio ser escolhido pois a saga é árdua.
O que faz uma prestadora de serviço?
Voce vai pagar para que o seu livro seja editado.
Pagar pela revisão,diagramação,capa,gráfica e tudo mais.
Voce fará o cocktail de lançamento.
Eles vão colocar seu livro em algum site,alguma livraria,voce terá 20 ou 30% de direitos autorais.
Voce pagou para isto e o que voce lucrar será pouco.
A melhor divulgação será voce que terá que fazer,com seus amigos,família,blog,e uma porção de sites.
Eles vao pagar semestramelmente ou trimestralmente pelos livros vendidos no site ou nas livrarias.
Voce fará as orelhas e a quarta capa.
Voce se preocupará em achar uma capa legal caso a prestadora de serviço não tenha disponível a que voce quer.
Eles tem que cumprir o prazo para tudo,inclusive enviar contrato atualizado. O livro deverá estar em suas mãos em tempo hábil para que voce possa fazer as alterações necessárias e finalmente ir para venda.
FIQUE ATENTO
Caso não cumpram o prometido procure seu advogado,o seu dinheiro será ressarcido e voce ainda pode processá-los!
Lília Amorim

4 comentários:

  1. Olá minha querida!!!
    Que saudades de você!!!
    Adorei as dicas e para quem é nova no assunto como eu, sempre surgem inúmeras dúvidas! Por já ter experiência no assunto, você tem propriedade para orientar as pessoas que começam nessa longa estrada...
    Gostei muito!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Bem, as vezes alguns escritores querem rapidez, querem bancar o serviço, e na verdade nem sempre estão sendo enganados, apenas procuram outros caminhos mais rapido.

    ResponderExcluir
  3. Oi Joselito
    Então eu me referi a isto mesmo RAPIDEZ eu por exemplo quis isto e isto nao aconteceu,não questionei que todos estao sendo enganados,leia na íntegra.Falei que quando pagamos exigimos o que pagamos,eu paguei o meu,e nao cumpriram o prazo,tomara que isto não aconteça com os amigos aqui.Abraços e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jackie
    Saudades tb gata garota!Então amiga a minha principal preocupação é orientar as pessoas para que nao ocorra o que aconteceu comigo falta de cumprimento de prazos.Bjs.Obrigada por me prestigiar.

    ResponderExcluir